quarta-feira, 17 de setembro de 2008

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO

São inúmeras as técnicas de produção de textos que o professor pode trabalhar com seus alunos.Anotaremos algumas que tiveram resultados ao longo de nossa experiência.
O professor deverá aplicá-las de acordo com o nível da turma. A preparação é indispensável.

EXERCÍCIOS SEQÜÊNCIAIS

1- O professor dá um fato, para que o aluno descubra o anterior e o posterior. Assim fará uma redação de três fatos.
Ex: Entrou em casa.
O que aconteceu antes?
O que aconteceu depois?

2-Dado o primeiro fato, o aluno, com liberdade de escolha, vai juntando outros. O professor pode trabalhar com a turma toda, pede a cada aluno que apresente o fato posterior.
Os fatos são escritos no quadro. Em seguida, far-se-á uma seleção ou acréscimo de outros fatos, se for o caso.
Os alunos copiam a redação, fruto de um trabalho em conjunto.


REDAÇÕES IMITATIVAS

Esta técnica favorece ao aluno que possui pouca "idéia".
Escolher muito bem os textos. Séries iniciais, textos curtos e interessantes e devem ser explorados muito bem. A partir do texto dado o aluno elaborará o seu.
Recursos úteis na redação imitativa:
a) mudança de cenário,
b) mudança de personagem,
Ex: Se a cena acontece no campo mude para a praia, para a cidade, para a escola, o jardim etc.
Se a personagem é pescador, mude para aviador, motorista, comerciante etc.
c) mudança na descrição dos personagens (física e psicológica).
Ex: o franzino em corpulento
o bonzinho em peralta
o esperto em inocente
o atrevido em tímido
o alegre em triste etc.


HISTÓRIA EM QUADRINHO

Muito boa para desenvolver a criatividade dos alunos.
a) Apresentar os quadrinhos e os textos separados para que os alunos façam a correspondência. ( isto pode ser feito em pequenos grupos).
b) Utiliza-se histórias diversas
c) Dar o quadrinho e pedir os textos correspondentes.
d) Apresentar os textos e pedir os quadrinhos.


TÉCNICA DA DESCOBERTA

Amplia a iniciativa do aluno.
Ex: Atividade para casa
O que você pode fazer com:
-fósforos queimados?
-palitos de picolé?
-bolinhas de vidro?
-tampinha de garrafa?
-lacre de latinha?
-canudinho para refresco?
-figurinhas?
-conchinhas?
No dia seguinte os alunos irão narrar oralmente o resultado e depois escreverão a história do seu invento.


RECONSTITUIÇÃO DE TEXTO

Desperta interesse pela leitura.
Interioriza novas estruturas.
Desinibe o aluno.
O professor deverá entender bem o texto para encaminhar bem a seqüência de perguntas dirigidas aos alunos.
a)Ler o texto em voz alta e expressivamente para os alunos. (Eles não terão o texto, devem , portanto, ficar atentos.
b) Explorar bem o texto com questionamentos.
Ex: Um diálogo
Quem são os personagens do texto?
Onde as personagens conversam?
O que fazem?
Quem falou primeiro?
O que falou ou disse? etc.


REDAÇÃO COLETIVA

Alunos menores se adaptam melhor a esta técnica.
a) Grupos de 4 a 5 elementos.
b) O professor coloca expostos na mesa inúmeros objetos(caneta, lápis, grampos tampinhas etc).
c) Cada elemento do grupo escolhe um objeto.
d)Os alunos farão em conjunto uma história cujos personagens serão os objetos escolhidos.
e)Terminada a história nos grupos cada um volta ao seu lugar e tem início a representação da história que criaram . ( Não precisa ser verbal, pode ser expressão corporal, criando seu cenário, sua história).
f) O passo seguinte, cada grupo escreverá sua história e poderão acrescentar detalhes ( o papel do professor é de orientador e observador apenas).
g) Pode-se sugerir que o grupo crie uma ilustração ( desenho, colagem técnica mista para representar a história criada pelo grupo.

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